busca no site:

A Escutec

Fundada em 1994, a ESCUTEC, especializou-se, a princípio, na monitoração de veículos de mídia eletrônica, fornecendo relatórios sobre a exposição nesse tipo de mídia de diversos setores. A partir de 1996, foi implementado nosso departamento de dados, com a realização das primeiras pesquisas de opinião pública sobre as eleições daquele ano.

Em 1998, também ano de eleições a ESCUTEC passou a exercer integralmente apenas as atividades de Empresa de Pesquisas. Desde então já estivemos presentes em mais de 200 municípios do Maranhão, 10 municípios do Tocantins, 15 municípios do Piauí, 18 Municípios de Sergipe, 4 Municípios do Amapá e 2 do Ceará, sempre com índices de acerto superior a 90% (ver demonstrativo das pesquisas por ano de eleição).

Em 2.007 nos filiamos à ABEP- Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – www.abep.org - Nosso objetivo continua o mesmo: a busca incansável da excelência em pesquisas de opinião pública.

Metodologia

A escolha da metodologia apropriada é fundamental para se alcançar os objetivos da pesquisa. ESCUTEC utiliza três métodos diferentes, de acordo com as necessidades do cliente e os objetivos particulares de cada investigação. Dependendo de sua complexidade, a pesquisa pode ter mais de uma fase, cada qual com uma metodologia específica aos resultados pretendidos.

Pesquisa Quantitativa

Utiliza questionários estruturados com questões fechadas, aplicados a uma amostra representativa do universo pesquisado. Os dados obtidos são quantificados e fornecem resultados estatísticos dos aspectos estudados.

Entrevistas Face to Face / Intercept / Entrevistas no Cati / E-survey

Pesquisa Qualitativa

Utiliza um roteiro de questões abertas, aplicado a um grupo reduzido de indivíduos pertencentes ao universo pesquisado. As informações obtidas (sentimentos, motivações, conceitos e idéias) são analisadas e interpretadas e resultam em dados explicativos e originais sobre o assunto pesquisado. São utilizadas duas técnicas: Grupo de Discussão e Entrevista Individual em Profundidade.

Grupos de discussão / Fórum de debates com formadores de opinião / Fórum de debates com comunidade local

Entrevistas em profundidade / Etnografia

Pesquisa Quant-Quali

Agrega características dos métodos quantitativo e qualitativo. Utiliza questionário com questões abertas e fechadas, aplicado a uma amostra representativa do universo pesquisado. Este método fornece dados numéricos/estatísticos conjugados com conceitos e idéias, o que permite o aprofundamento das informações investigadas.

Análise de Dados Secundários

Dados secundários são informações já existentes que são utilizadas - tabuladas e analisadas - com o objetivo de complementar novas investigações. Tais dados podem ser coletados em diversas fontes e/ou publicações, como relatórios internos da empresa pesquisada, IBGE, associações, sindicatos, além de outros órgãos relacionados aos objetivos da pesquisa em questão.

© ESCUTEC
Av Colares Moreira, Qd 32, Lt 3A - Edificio Bussines Center, Sala 919
Renascença II - Cep: 65075-441 / São Luís - MA
Fone: 55 (98) 3246-4205 / 3246-3629
E-mail: escutec@uol.com.br